abordando conceitos básicos sobre Internet/Intranet

Analise as seguintes afirmações relacionadas a conceitos básicos sobre Internet/Intranet.

I. A maioria dos gerenciadores de correio eletrônico instalados nas máquinas dos usuários podem ser configurados de tal forma que as mensagens são transferidas do servidor de correio eletrônico para o disco rígido na máquina do usuário e, em seguida, são removidas do servidor, mesmo que o usuário não as remova de sua própria máquina.

II. Os Plug-ins são programas auxiliares usados pelos computadores pessoais para permitirem conexões de alta velocidade com a Internet. Normalmente esses programas estão associados à transferência de arquivos muito grandes, tais como jogos, sons, vídeos e imagens.

III. Uma Intranet é uma rede privada interna baseada na tecnologia da Internet.

IV. URL são recursos da Internet para procurar diretórios FTP em busca de arquivos sobre um determinado assunto utilizando-se palavras-chave.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

a)I e II

b)II e III

c)III e IV

d)I e III

Vamos aos comentários…

Essa é uma questão bem legal. Além de ser abrangente no que diz respeito ao assunto internet ela aborda quatro itens que recorrentemente aparecem nas provas de concursos.

Item I – Configuração de Correio Eletrônico

Quando o assunto é e-mail devemos nos lembrar dos principais protocolos de gerenciamento desse famoso serviço, são eles: POP3, SMTP e IMAP.

POP3 (Post Office Protocol): é o protocolo utilizado no acesso remoto a uma caixa de correio eletrônico – protocolo que a maioria dos provedores oferece aos seus assinantes, permite que todas as mensagens contidas numa caixa de correio eletrônico possam ser transferidas seqüencialmente para um computador local. Aí, o utilizador pode ler as mensagens recebidas, apagá-las, responder-lhes, armazená-las localmente, etc. Quando configurarmos nosso serviço POP3 temos a opção de deixar uma cópia das mensagens no servidor ou apaga-las assim que elas são copiadas para o nosso computador. Isso responde ao item I (correto).

Mas não vamos perder a oportunidade de revisar os demais serviços.

SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) que é o protocolo padrão para envio de e-mails através da Internet.

LEMBRE-SE -> sempre que estamos enviando uma mensagem de e-mail o protocolo utilizado é o SMTP, independente de o de recebimento ser POP3 ou IMAP.

IMAP (Internet Message Access Protocol) é um protocolo de gerenciamento de correio eletrônico superior em recursos ao POP3. A última versão é o IMAP4. O mais interessante é que as mensagens ficam armazenadas no servidor e o internauta pode ter acesso a suas pastas e mensagens em qualquer computador, tanto por webmail como por cliente de correio eletrônico. Outra vantagem deste protocolo é o compartilhamento de caixas postais entre usuários membros de um grupo de trabalho. Além disso, é possível efetuar pesquisas por mensagens diretamente no servidor, utilizando palavras-chaves.

Item II – Plug-ins

Plug-in também conhecido por add-in ou add-on) é um programa de computador usado para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica. Geralmente pequeno e leve, é usado somente sob demanda.

Vejamos alguns exemplos:

O Microsoft Office usa plug-ins para ampliar a capacidade de suas aplicações, adicionando comandos personalizados ou recursos especializados.

Os navegadores da Web usam plug-ins para a reprodução de vídeo e formatos de apresentação ( Flash , QuickTime , Microsoft Silverlight , 3DMLW ).

Nos navegadores usa-se o Real Player Alternativo para execução de sons e vídeos em tempo real.

Também em navegadores usa-se o Adobe Acrobat Reader para visualização de arquivos PDF (Portable Document Format).

Logo a afirmativa II é falsa.

Item III – Intranet

Intranet é uma rede de computadores privada que utiliza os mesmos protocolos da Internet. Conseqüentemente, todos os conceitos da última aplicam-se também numa intranet como. Resumindo, o conceito de intranet pode ser interpretado como "uma versão privada da Internet", ou uma mini-Internet confinada a uma organização. Alternativa III correta.

Item IV – URL

(Uniform Resource Locator)

em português Localizador Uniforme de Recursos, é o endereço de um recurso (um arquivo, uma impressora etc.), disponível seja na Internet, ou em uma rede corporativa (uma intranet). Uma URL tem a seguinte estrutura: protocolo://máquina/caminho/recurso. O protocolo poderá ser HTTP, FTP, entre outros. O campo máquina designa o servidor que disponibiliza o documento ou recurso designado. O caminho especifica o local (geralmente num sistema de arquivos) onde se encontra o recurso dentro do servidor.

Vejamos um exemplo:

http://www.bizudeinformatica.com.br/questoes/servicos.html

O protocolo é o HTTP, o servidor é designado por www.bizudeinformatica.com.br e o recurso (neste caso o arquivo servicos.html) encontra-se em questoes/.

Resumindo URL é um endereço e não um recurso logo o item IV é falso.

Fechando a questão a resposta correta é letra (d).

Bookmark and Share
            

Sobre o autor Ver todos os posts

Mauricio Maia

CometárioDeixe um comentário

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *